Início > informes > lista dos trabalhos selecionados [comunicação oral | pôster]

lista dos trabalhos selecionados [comunicação oral | pôster]

20/01/2010

 

[por ordem alfabética de autores]

 

Adriana Conceição Ribeiro Mayer. Os Aspectos Performativos da Música como Meios de Criação de Identidade no Rio de Janeiro* [música e oralidade | comunicação oral]

Adriana Fernandes; Robson Corrêa de Camargo; Michel Mauch Rosa. “A palavra dita que é canção e a frase cantada que é fala” Maria Knébel e Stanislavsky sobre a performance oral [música e oralidade | comunicação oral]

Adriana Rezende Faria Taets. Autodeclaração: uma busca pelas construções de significados na trajetória das agentes penitenciárias [festa e manifestações populares | comunicação oral]

Aline Ferreira Oliveira. Rezando em busca da visão: narrativas e performances rituais no Fogo Sagrado [música e oralidade | comunicação oral]

Ana Beatriz Almeida. “África” e seus corpos: a performance como elaboradora do território negro* [artes do espetáculo | pôster]

André Silveira Lage. O “Teatro das orgias e dos mistérios” de Hermann Nitsch [artes do espetáculo | comunicação oral]

Anna Beatriz Zanine Koslinski. Nação do Maracatu Porto Rico: um estudo do carnaval como “drama social”* [festa e manifestações populares | pôster]

Arthur Almeida. A teatralização das práticas corporais indígenas na contemporaneidade* [artes do espetáculo | comunicação oral]

Ary Coelho; Luisa Günther. Rastros [artes do espetáculo | comunicação oral]

Augusto Rodrigues. Poesia e peregrinação Kalunga: a letra, a voz e o mastro do Divino Espírito Santo [música e oralidade | comunicação oral]

Ausonia Bernardes Monteiro. [sem título]* [festa e manifestações populares | pôster]

Belisa Monteiro Dias Ferreira. Teatro goiano em imagens: o olhar de Cici Pinheiro* [artes do espetáculo | pôster]

Bruna Nunes da Costa Triana. O Espelho do Outro: o cinema, o espectador e as relações de alteridade na Trilogia das Cores de Krzystof Kieslowski* [artes do espetáculo | pôster]

Caroline Glodes Blum. Carnaval curitibano: o “lugar” do popular na metrópole [festa e manifestações populares | pôster]

Cauê Krüger. Primeira dama ou coadjuvante? A antropologia da performance entre o palco e a coxia [artes do espetáculo | comunicação oral]

Céline Spinelli. Mouros e cristãos em cena: teatro e devoção em Pirenópolis [festa e manifestações populares | pôster]

Claudia Ramalho; Luana Bezerra. Performance do samba: por uma dançologia do samba carioca [artes do espetáculo |pôster]

Cláudia Schulz; Luciana Hartmann. Experimente em si (mesmo) ou descartável você? [artes do espetáculo | comunicação oral]

Conrado Vito Rodrigues Falbo. Carne da canção: corpo e performance da palavra cantada no âmbito da música popular [música e oralidade | comunicação oral]

Daniel Bitter. Perigo e criatividade nas performances cômicas de palhaços de folias de reis [festa e manifestações populares | comunicação oral]

Danielle Maia Cruz. Os maracatus adentram a avenida: performances e rearranjos identitários na cidade de Fortaleza* [festa e manifestações populares |pôster]

Denise Zenicola. O drama social e o “Rio de Muane” [artes do espetáculo | comunicação oral]

Edlúcia Robélia Oliveira de Barros. Lev S. Vygotsky (1896-1934) e o teatro: revelações* [artes do espetáculo | comunicação oral]

Eduardo Cavalcanti Bastos. Transir rústico. Transgressão lírica. O movimento poético-musical da Nova Cantoria de Elomar Figueira Mello, Dércio Marques e Xangai [música e oralidade | comunicação oral]

Eduardo José Reinato. (Em)cantos das Almas: a Recomenda das Almas em Correntina (Bahia) [festa e manifestações populares | comunicação oral]

Eleonora Gabriel; Frank Wilson Robert. Mestre Dado e Deusa Minerva: uma performance de umbigada. Batuque de Umbigada Fogo Verde e Companhia Folclórica do Rio-UFRJ [festa e manifestações populares | comunicação oral]

Eliane Suelen Oliveira da Silva. Os liminares dentro da liminaridade: matutos e feiticeiras nas performances dos Pássaros Juninos de Belém (PA) [festa e manifestações populares | comunicação oral]

Eloísa Brantes Mendes. Performances urbanas como reinvenção do monumento Chafariz [artes do espetáculo | comunicação oral]

Francieli Rebelatto. O palco nas lentes fotográficas: reflexões sobre a construção de narrativas por meio de fotografias de espetáculos teatrais* [artes do espetáculo | pôster]

Gilberto Icle. Pode o tempo ter lugar no corpo do performer? [artes do espetáculo | comunicação oral]

Gisela Reis Biancalana. As performances de trova galponeira em situações distintas: a roda de trova e os concursos* [música e oralidade | comunicação oral]

Giselda Shirley da Silva. Congada: o significado cultural e performance dos dançantes em João Pinheiro (MG) [festa e manifestações populares | comunicação oral]

Greilson José de Lima. Da ênfase do conteúdo para o modo de expressar os eventos etnográficos: as contribuições da antropologia da performance para pensar o retorno dos emigrantes nordestinos às festividades juninas* [festa e manifestações populares | pôster]

Gyorgy Henyei Neto. Identidade açoreana através das festas do Espírito Santo* [festa e manifestações populares | pôster]

Iolanda Barbosa da Silva. A performance de personagens no espetáculo da política: a encenação ritual de Ronaldo Cunha Lima na eleição para prefeito de Campina Grande-PB em 1968 [artes do espetáculo | comunicação oral]

Iremar Maciel de Brito. A criação do roteiro na performance do jogo teatral antropológico [artes do espetáculo | comunicação oral]

Isabel Penoni. Mais um “ir e vir” entre o teatro e a antropologia [artes do espetáculo | comunicação oral]

Jacqueline Barbosa dos Santos. Entre a fé e o remelexo: samba de terreiro, um fio de preservação da cultura negro-africana no Brasil [festa e manifestações populares | pôster]

Jean Carlos Gonçalves. Rituais cotidianos no treinamento do ator: Diálogos possíveis entre a metodologia de improvisação de Jean-Pierre Ryngaert e os estudos enunciativos do Círculo de Bakhtin [artes do espetáculo | comunicação oral]

João Batista de Menezes Bittencourt. Corpos em linhas de fuga: êxtase juvenil nas Verduradas em São Paulo [festa e manifestações populares | comunicação oral]

João Carlos de Souza Peçanha. Samba e choro em Brasília: os músicos, as notas e a cena musical na capital federal [música e oralidade | comunicação oral]

Jorge das Graças Veloso. Folias do Divino: um cortejo em performance ritual [festa e manifestações populares | comunicação oral]

Jorge Luiz Ribeiro de Vasconcelos. Sonoridades e performance no contexto ritual – o caso do candomblé Queto* [música e oralidade | comunicação oral]

José Tonezzi. Cena e contágio [artes do espetáculo | comunicação oral]

Larissa Ferreira. O ato-ação da performação* [artes do espetáculo | pôster]

Luciana de Araújo Aguiar. A produção de subjetividade a partir de uma dança tradicional: o Mineiro-Pau de Salinas* [festa e manifestações populares | pôster]

Luciana Hartmann. Dançando – e inventando – uma tradição [festa e manifestações populares | comunicação oral]

Luzimar Paulo Pereira. A viola do diabo: notas sobre narrativas de pactos demoníacos no norte e noroeste mineiro [música e oralidade | comunicação oral]

Maicyra Leão. Estado pirata: cotidiano e suspensão na prática de performances na rua [artes do espetáculo | comunicação oral]

Maíra Zenun; Luisa Günther. Avesso ou reverso: registro-performance? [artes do espetáculo | comunicação oral]

Marcelo de Andrade Pereira. Códigos e significações da performance oral: em torno da experiência estética* [música e oralidade | pôster]

Márcia Chiamulera. Identidade(s) em performance nas festas de capela [festa e manifestações populares | comunicação oral]

Márcia Leitão Pinheiro. Andanças e festas noturnas: dinâmica no meio evangélico brasileiro [festa e manifestações populares | comunicação oral]

Márcio Bonesso. A performance da música regional no triângulo mineiro [música e oralidade | comunicação oral]

Marcos Aurélio da Silva. O cinema da performance à performatividade: o caso do Festival Mix Brasil de Cinema e Vídeo da Diversidade Sexual [artes do espetáculo | comunicação oral]

Margarida Gandara Rauen. O público [em]cena e a subversão do “espetáculo”* [artes do espetáculo | pôster]

Maria Angélica Rodrigues de Sousa. As Bacantes e Teatro Oficina: a paródia e o grotesco bakhitiniano [artes do espetáculo | pôster]

Maria Célia da Silva Gonçalves. Folia e fé: performance e identidade nas festas de Santos Reis em João Pinheiro (MG) [festa e manifestações populares | comunicação oral]

Maria Cristina Brito. O amor e a donzela no Teatro da Crueldade da Demanda do Santo Graal [artes do espetáculo | comunicação oral]

Maria Eugênia Dominguez. O que a música faz na capoeira angola? [música e oralidade| comunicação oral]

Maria Inês Galvão Souza. Dança de salão: novas configurações na performance da vida [festa e manifestações populares | comunicação oral]

Maycon Melo. A corrida de bateras – reinvenções performativas numa comunidade de pescadores em Florianópolis/SC* [festa e manifestações populares | pôster]

Meran Vargens. Escutar, escutar, escutar… um caminho para a construção poética [música e oralidade | comunicação oral]

Natássia Duarte Garcia Leite de Oliveira. Rito-tetralizando Santa Dica: memórias, imaginários e imagens poéticas* [festa e manifestações populares | pôster]

Nilton Silva dos Santos. A arte do efêmero: apontamentos sobre o carnaval como símbolo e cinza no Rio de Janeiro* [festa e manifestações populares | pôster]

Patrícia Barbosa Villar. White Metal, o Heavy Metal “do bem”: Um estudo sobre as adaptações estéticas e performáticas do metal cristão [música e oralidade | comunicação oral]

Pedro Lopes. A performance na antropologia de Jean Rouch [artes do espetáculo | pôster]

Rafael Tadashi Miyashiro; Arthur Lara; Anna Paula Gouveia. Os corpos da escrita: corpo e caligrafia japonesa para além do clichê [festa e manifestações populares | comunicação oral]

Renata de Sá Gonçalves. A estética dos contrastes no carnaval das escolas de samba: a continuidade no espetáculo da mudança* [festa e manifestações populares | pôster]

Renata Lemes; Renato Ferracini. Teatro de rua: tradição e urbanidade [artes do espetáculo | comunicação oral]

Renato Mendonça Barreto da Silva. A máscara e sua força simbólica: um breve estudo etnográfico* [festa e manifestações populares | pôster]

Ricardo da Mata Barbosa; Rodrigo dos Santos Monteiro. Ritual e crueldade nas artes do espetáculo: potencialidades de percepção-ação do corpo* [artes do espetáculo |comunicação oral]

Ricardo Seiça Salgado. O jogo dramático e o espaço marginal como forma de resistência. CITAC: estudo-caso de um grupo de teatro universitário em Portugal [artes do espetáculo | comunicação oral]

Rita de Cássia Souza Cruz; Camila Paula Lopes Soares; Luciana Hartmann. Cacuriá: A tradição maranhense em terras candangas [festa e manifestações populares | pôster]

Rodrigo Cardoso Scalari . Máscara Neutra: devires e virtualizações [artes do espetáculo | comunicação oral]

Rosa Maria Araújo Simões. Música e oralidade, estética e ética: as cantigas no ritual e performance da capoeira angola [música e oralidade | comunicação oral]

Rosana Baptistella. Peregrinações do corpo, da voz e da memória [artes do espetáculo | comunicação oral]

Scott Head. Um espetáculo de violência na ponta do dedo: cortes e recortes de um gesto performático [artes do espetáculo | comunicação oral]

Sebastião Rios; Talita Viana. A performance do olhar: a Congada de Santa Efigênia através do olhar de Johann Emanuel Pohl* [festa e manifestações populares | pôster]

Suanne Souza Baena. Dança de salão dilatada: uma estética transcrita para cena* [artes do espetáculo | pôster]

Tatiana Guedes. Flamenco: o estrangeiro nessa manifestação popular [festa e manifestações populares | comunicação oral]

Tatiana Mielczarski dos Santos. Entre pedaços de algodão e bailarinas de porcelana: a performance artística do balé clássico como performance de gênero [artes do espetáculo | comunicação oral]

Thiago Silva de Amorim Jesus. Liminaridade e inversão no carnaval brasileiro do sul* [festa e manifestações populares | pôster]

Valéria Fuser Bittar; Luiz Henrique Fiaminghi. Grupo Anima: música e ato na performance da música de tradição oral e da música antiga [música e oralidade | comunicação oral]

Valéria Maria Chaves de Figueiredo. Pé de valsa: danças antigas de salão que contam histórias [festa e manifestações populares | pôster]

Vandeir José da Silva. Festa de São João: a performance como construtora da identidade étnica dos remanescentes quilombolas em São Domingos, Paracatu (MG)* [festa e manifestações populares | pôster]

Vanessa Maria Rodrigues Viacava. O modo de produção familiar do carnaval de curitibano: qualidade e performance na avenida [festa e manifestações populares | comunicação oral]

Vera Wilner; Florencia Aletta. Mujer-salvaje – díptico I – URBE [artes do espetáculo | pôster]

Vicente Saul Moreira dos Santos. Bossa-nova entre as primeiras apresentações no Brasil e o espetáculo do Carnegie Hall (1958-1962): performance e redimensionamento cultural [música e oralidade | comunicação oral]

Victor Creti Bruzadelli. O riso com (re)leitura: o processo de parodização da bossa-nova pela Tropicália [música e oralidade | comunicação oral]

Victor Hugo Neves de Oliveira. Entre o sagrado e o profano: análise da (com)sagração da festa a São Gonçalo de Amarante [festa e manifestações populares | comunicação oral]

Yaskara Manzini. “Ó Abre Alas…”: a construção da dramaturgia e a preparação do corpo carnavalesco para as performances da Comissão de Frente* [artes do espetáculo | pôster]

 

OBSERVAÇÕES:
1. Na seleção feita pela comissão organizadora, os trabalhos indicados com [*] foram remanejados com relação à temática e/ou o formato de apresentação indicados inicialmente pelos autores, tal como previsto nas regras de participação [“como participar?”, item 5, neste site]. A comissão organizadora solicita aos autores dos respectivos trabalhos que informem, por email [enap2010@gmail.com], a ciência e anuência quanto ao remanejamento do trabalho até o dia 30 de janeiro 2010.
2. O prazo para envio dos trabalhos completos, comunicação oral ou pôster, será dia 20 de fevereiro de 2010. As instruções para confecção e formatação encontram-se neste site [clique aqui para ver o modelo].
3. A programação definitiva das apresentações será divulgada oportunamente neste site.
Categorias:informes
%d bloggers like this: