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retificação resultado da seleção [formato da apresentação]

26/01/2010

Caros colegas participantes do ENAP

A seleção dos trabalhos a serem apresentados no Encontro Nacional de Antropologia e Performance, realizada pela comissão organizadora do evento e divulgada neste site no dia 20/01/2010 [veja abaixo], levou em conta a qualidade das propostas enviadas, a variedade de afiliação institucional de seus autores e a distribuição equânime dos trabalhos, na medida do possível, entre os três eixos temáticos postos em pauta [festa e manifestações populares | artes do espetáculo | música e oralidade] e entre os dois formatos de apresentação sugeridos [comunicação oral e pôster].

No entanto, diante do grande número de propostas de qualidade recebidas por esta comissão e visando a mais ampla e variada participação no evento é que esta comissão decidiu, durante o processo de seleção, sugerir aos autores o remanejamento de seus trabalhos, tanto temático quanto no formato da apresentação, na tentativa de incluir o maior número possível de participantes no evento.

Inicialmente havíamos sugerido que algumas propostas enviadas como comunicações orais fossem apresentadas como pôsteres, mas tal mudança acarretaria no impedimento da participação de alguns colegas, como fomos informados, deixando de cumprir a intenção inicial de ampla participação no evento. Dessa maneira a comissão organizadora decidiu não mais pedir o remanejamento de comunicações orais em pôsteres, mas o inverso, ou seja, que as propostas originariamente enviadas como pôsteres sejam apresentadas na forma de comunicações orais, o que vai implicar na alteração da Programação do Encontro, qual seja, a extinção das sessões de apresentação de pôsteres e sua transformação em sessões de comunicações orais.

Assim pedimos aos autores que tiveram suas propostas enviadas para serem apresentadas no formato de pôster que apresentem seus trabalhos como comunicação oral. Desta forma não teremos mais 4 sessões de comunicações orais para cada um dos 3 eixos temáticos e 2 de apresentação de pôsteres, como inicialmente programado, mas sim 6 sessões de comunicações orais que, sem prejuízo no tempo das apresentações e debates acerca dos trabalhos, permitirá que todas as propostas selecionadas, conforme lista publicada no dia 20/01/2010, possam ser apresentadas e debatidas.

 

Comissão Organizadora
Encontro Nacional de Antropologia e Performance | ENAP 2010
 

 

LISTA DOS TRABALHOS SELECIONADOS

[por eixo temático]

 

Festa e manifestações populares

Adriana Rezende Faria Taets. Autodeclaração: uma busca pelas construções de significados na trajetória das agentes penitenciárias

Anna Beatriz Zanine Koslinski. Nação do Maracatu Porto Rico: um estudo do carnaval como “drama social”

Ausonia Bernardes Monteiro. [sem título]

Caroline Glodes Blum. Carnaval curitibano: o “lugar” do popular na metrópole

Céline Spinelli. Mouros e cristãos em cena: teatro e devoção em Pirenópolis

Daniel Bitter. Perigo e criatividade nas performances cômicas de palhaços de folias de reis

Danielle Maia Cruz. Os maracatus adentram a avenida: performances e rearranjos identitários na cidade de Fortaleza

Eduardo José Reinato. (Em)cantos das Almas: a Recomenda das Almas em Correntina (Bahia)

Eleonora Gabriel; Frank Wilson Robert. Mestre Dado e Deusa Minerva: uma performance de umbigada. Batuque de Umbigada Fogo Verde e Companhia Folclórica do Rio-UFRJ

Eliane Suelen Oliveira da Silva. Os liminares dentro da liminaridade: matutos e feiticeiras nas performances dos Pássaros Juninos de Belém (PA)

Giselda Shirley da Silva. Congada: o significado cultural e performance dos dançantes em João Pinheiro (MG)

Greilson José de Lima. Da ênfase do conteúdo para o modo de expressar os eventos etnográficos: as contribuições da antropologia da performance para pensar o retorno dos emigrantes nordestinos às festividades juninas

Gyorgy Henyei Neto. Identidade açoreana através das festas do Espírito Santo

Jacqueline Barbosa dos Santos. Entre a fé e o remelexo: samba de terreiro, um fio de preservação da cultura negro-africana no Brasil

João Batista de Menezes Bittencourt. Corpos em linhas de fuga: êxtase juvenil nas Verduradas em São Paulo

Jorge das Graças Veloso. Folias do Divino: um cortejo em performance ritual

Luciana de Araújo Aguiar. A produção de subjetividade a partir de uma dança tradicional: o Mineiro-Pau de Salinas

Luciana Hartmann. Dançando – e inventando – uma tradição

Márcia Chiamulera. Identidade(s) em performance nas festas de capela

Márcia Leitão Pinheiro. Andanças e festas noturnas: dinâmica no meio evangélico brasileiro

Maria Célia da Silva Gonçalves. Folia e fé: performance e identidade nas festas de Santos Reis em João Pinheiro (MG)

Maria Inês Galvão Souza. Dança de salão: novas configurações na performance da vida

Maycon Melo. A corrida de bateras – reinvenções performativas numa comunidade de pescadores em Florianópolis/SC

Natássia Duarte Garcia Leite de Oliveira. Rito-tetralizando Santa Dica: memórias, imaginários e imagens poéticas

Nilton Silva dos Santos. A arte do efêmero: apontamentos sobre o carnaval como símbolo e cinza no Rio de Janeiro

Rafael Tadashi Miyashiro; Arthur Lara; Anna Paula Gouveia. Os corpos da escrita: corpo e caligrafia japonesa para além do clichê

Renata de Sá Gonçalves. A estética dos contrastes no carnaval das escolas de samba: a continuidade no espetáculo da mudança

Renato Mendonça Barreto da Silva. A máscara e sua força simbólica: um breve estudo etnográfico

Rita de Cássia Souza Cruz; Camila Paula Lopes Soares; Luciana Hartmann. Cacuriá: A tradição maranhense em terras candangas

Sebastião Rios; Talita Viana. A performance do olhar: a Congada de Santa Efigênia através do olhar de Johann Emanuel Pohl

Tatiana Guedes. Flamenco: o estrangeiro nessa manifestação popular

Thiago Silva de Amorim Jesus. Liminaridade e inversão no carnaval brasileiro do sul

Valéria Maria Chaves de Figueiredo. Pé de valsa: danças antigas de salão que contam histórias

Vandeir José da Silva. Festa de São João: a performance como construtora da identidade étnica dos remanescentes quilombolas em São Domingos, Paracatu (MG)

Vanessa Maria Rodrigues Viacava. O modo de produção familiar do carnaval de curitibano: qualidade e performance na avenida

Victor Hugo Neves de Oliveira. Entre o sagrado e o profano: análise da (com)sagração da festa a São Gonçalo de Amarante

Artes do espetáculo

Ana Beatriz Almeida. “África” e seus corpos: a performance como elaboradora do território negro

André Silveira Lage. O “Teatro das orgias e dos mistérios” de Hermann Nitsch

Arthur Almeida. A teatralização das práticas corporais indígenas na contemporaneidade

Ary Coelho; Luisa Günther. Rastros

Belisa Monteiro Dias Ferreira. Teatro goiano em imagens: o olhar de Cici Pinheiro

Bruna Nunes da Costa Triana. O Espelho do Outro: o cinema, o espectador e as relações de alteridade na Trilogia das Cores de Krzystof Kieslowski

Cauê Krüger. Primeira dama ou coadjuvante? A antropologia da performance entre o palco e a coxia

Claudia Ramalho; Luana Bezerra. Performance do samba: por uma dançologia do samba carioca

Cláudia Schulz; Luciana Hartmann. Experimente em si (mesmo) ou descartável você?

Denise Zenicola. O drama social e o “Rio de Muane”

Edlúcia Robélia Oliveira de Barros. Lev S. Vygotsky (1896-1934) e o teatro: revelações

Eloísa Brantes Mendes. Performances urbanas como reinvenção do monumento Chafariz

Francieli Rebelatto. O palco nas lentes fotográficas: reflexões sobre a construção de narrativas por meio de fotografias de espetáculos teatrais

Gilberto Icle. Pode o tempo ter lugar no corpo do performer?

Iolanda Barbosa da Silva. A performance de personagens no espetáculo da política: a encenação ritual de Ronaldo Cunha Lima na eleição para prefeito de Campina Grande-PB em 1968

Iremar Maciel de Brito. A criação do roteiro na performance do jogo teatral antropológico

Isabel Penoni. Mais um “ir e vir” entre o teatro e a antropologia

Jean Carlos Gonçalves. Rituais cotidianos no treinamento do ator: Diálogos possíveis entre a metodologia de improvisação de Jean-Pierre Ryngaert e os estudos enunciativos do Círculo de Bakhtin

José Tonezzi. Cena e contágio

Larissa Ferreira. O ato-ação da performação

Maicyra Leão. Estado pirata: cotidiano e suspensão na prática de performances na rua

Maíra Zenun; Luisa Günther. Avesso ou reverso: registro-performance?

Marcos Aurélio da Silva. O cinema da performance à performatividade: o caso do Festival Mix Brasil de Cinema e Vídeo da Diversidade Sexual

Margarida Gandara Rauen. O público [em]cena e a subversão do “espetáculo”

Maria Angélica Rodrigues de Sousa. As Bacantes e Teatro Oficina: a paródia e o grotesco bakhitiniano

Maria Cristina Brito. O amor e a donzela no Teatro da Crueldade da Demanda do Santo Graal

Pedro Lopes. A performance na antropologia de Jean Rouch

Renata Lemes; Renato Ferracini. Teatro de rua: tradição e urbanidade

Ricardo da Mata Barbosa; Rodrigo dos Santos Monteiro. Ritual e crueldade nas artes do espetáculo: potencialidades de percepção-ação do corpo

Ricardo Seiça Salgado. O jogo dramático e o espaço marginal como forma de resistência. CITAC: estudo-caso de um grupo de teatro universitário em Portugal

Rodrigo Cardoso Scalari. Máscara Neutra: devires e virtualizações

Rosana Baptistella. Peregrinações do corpo, da voz e da memória

Scott Head. Um espetáculo de violência na ponta do dedo: cortes e recortes de um gesto performático

Suanne Souza Baena. Dança de salão dilatada: uma estética transcrita para cena

Tatiana Mielczarski dos Santos. Entre pedaços de algodão e bailarinas de porcelana: a performance artística do balé clássico como performance de gênero

Vera Wilner; Florencia Aletta. Mujer-salvaje – díptico I – URBE

Yaskara Manzini. “Ó Abre Alas…”: a construção da dramaturgia e a preparação do corpo carnavalesco para as performances da Comissão de Frente

Música e oralidade

Adriana Conceição Ribeiro Mayer. Os Aspectos Performativos da Música como Meios de Criação de Identidade no Rio de Janeiro

Adriana Fernandes; Robson Corrêa de Camargo; Michel Mauch Rosa. “A palavra dita que é canção e a frase cantada que é fala” Maria Knébel e Stanislavsky sobre a performance oral

Aline Ferreira Oliveira. Rezando em busca da visão: narrativas e performances rituais no Fogo Sagrado

Augusto Rodrigues. Poesia e peregrinação Kalunga: a letra, a voz e o mastro do Divino Espírito Santo

Conrado Vito Rodrigues Falbo. Carne da canção: corpo e performance da palavra cantada no âmbito da música popular

Eduardo Cavalcanti Bastos. Transir rústico. Transgressão lírica. O movimento poético-musical da Nova Cantoria de Elomar Figueira Mello, Dércio Marques e Xangai

Gisela Reis Biancalana. As performances de trova galponeira em situações distintas: a roda de trova e os concursos

João Carlos de Souza Peçanha. Samba e choro em Brasília: os músicos, as notas e a cena musical na capital federal [música e oralidade | comunicação oral]

Jorge Luiz Ribeiro de Vasconcelos. Sonoridades e performance no contexto ritual – o caso do candomblé Queto

Luzimar Paulo Pereira. A viola do diabo: notas sobre narrativas de pactos demoníacos no norte e noroeste mineiro

Marcelo de Andrade Pereira. Códigos e significações da performance oral: em torno da experiência estética

Márcio Bonesso. A performance da música regional no triângulo mineiro

Maria Eugênia Dominguez. O que a música faz na capoeira angola?

Meran Vargens. Escutar, escutar, escutar… um caminho para a construção poética

Patrícia Barbosa Villar. White Metal, o Heavy Metal “do bem”: Um estudo sobre as adaptações estéticas e performáticas do metal cristão

Rosa Maria Araújo Simões. Música e oralidade, estética e ética: as cantigas no ritual e performance da capoeira angola

Valéria Fuser Bittar; Luiz Henrique Fiaminghi. Grupo Anima: música e ato na performance da música de tradição oral e da música antiga

Vicente Saul Moreira dos Santos. Bossa-nova entre as primeiras apresentações no Brasil e o espetáculo do Carnegie Hall (1958-1962): performance e redimensionamento cultural

Victor Creti Bruzadelli. O riso com (re)leitura: o processo de parodização da bossa-nova pela Tropicália

OBSERVAÇÕES:
1. Todas as apresentações serão feitas na forma de comunicação oral, distribuídas conforme os 3 eixos temáticos propostos pelo evento, em seis sessões de apresentação para cada um, distribuídas ao longo de 3 dias.
2. O prazo para envio dos trabalhos completos será dia 20 de fevereiro de 2010. As instruções para confecção e formatação encontram-se neste site [clique aqui para ver o modelo].
3. A programação definitiva das apresentações será divulgada oportunamente neste site.
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