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A performance de personagens no espetáculo da política: a encenação ritual de Ronaldo Cunha Lima na eleição para prefeito de Campina Grande-PB em 1968

28/01/2010

Iolanda Barbosa da Silva
doutora em sociologia
Departamento de Filosofia e Ciências Sociais | Universidade Estadual da Paraíba

resumo A construção espetacular do personagem político Ronaldo Cunha Lima requer uma investigação que possibilite a análise do seu estilo poético enquanto uma particularidade de sua performance ritual que, ao encontrar ambiência na cultura local, em um cenário propício à invenção do poeta-político e do político-poeta, constrói um modo singular de atuar na política espetáculo, tanto em período de campanha, quanto no exercício de cargos executivos e legislativos desde as primeiras disputas eleitorais em Campina Grande-PB, particularmente na eleição para prefeito em 1968. Na performance ritual o personagem se inventa e reinventa criando estratégias de permanência e manutenção do poder local, utilizando do verso e da prosa como elemento diferenciador para encantar, seduzir e atrair multidões nas disputas eleitorais, distinguindo-se dos adversários pelo estilo boêmio, irreverente e artístico que imprime em suas aparições públicas. Porém, a invenção de seus personagens ocorre não só na performance do político, mas também em narrativas performáticas identificadas na prática política dos meios de comunicação local e nos perfis personificados na figura de Ronaldo. A seleção e coleta de dados em fontes documentais, como: jornais impressos e digitalizados, arquivos privados e públicos, biografias, produções literárias, cartas e transcrições de discursos públicos de campanha e no exercício de cargos administrativos, nos possibilitam um universo de documentos que registram a performance das figuras políticas personificadas por RCL em episódios performáticos da política espetáculo que serão interpretados neste artigo.

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