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Entre a fé o o remelexo: Samba de Terreiro, um fio de preservação da cultura negro-africana no Brasil

28/01/2010

Jacqueline Barbosa dos Santos
mestranda em ciência da arte
Companhia Folclórica do Rio | Universidade Federal do Rio de Janeiro

resumo O Brasil, em face da sua colonização por diferentes povos, com suas peculiaridades, apresenta um cenário cultural rico em manifestações. Observamos que em muitas delas a religiosidade esteve sempre presente como uma forma de resistência e preservação de costumes, fortalecendo o reconhecimento identitário. É nessa esfera, da religiosidade, que encontramos interseções e encontros que nos levam ao universo do sincretismo religioso e da comunhão entre festa e fé. Entre tantas manifestações está o objeto desta pesquisa: o Samba de Roda de Terreiro, o qual escolhemos por acreditarmos ainda haver nesse manifesto marcas da resistência da identidade negro-africana, tendo a mulher como liderança nas comunidades de terreiro. Perguntamos então: Como o Samba de Roda de Terreiro hoje nos conta sobre a história e constituição de um povo, dentro de um quadro de escravidão e preconceitos?
Esta pesquisa se propõe a entrar no universo da Cultura Popular pela vertente da Dança, pensando esses corpos negros e mestiços malemolentes, sensuais e altivos, sendo o corpo morada, este fio que interliga céu e terra, este corpo que é habitat do sagrado, adotando como corpus o Samba de Roda de Terreiro, manifestação presente em territórios religiosos que festejam e celebram a fé na festa.

trabalho completo [clique aqui]

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