Início > festa e manifestações populares, sessão 6, [3] comunicações orais > Festa de São João: a performance como construtora da identidade étnica dos remanescentes quilombolas em São Domingos, Paracatu (MG)

Festa de São João: a performance como construtora da identidade étnica dos remanescentes quilombolas em São Domingos, Paracatu (MG)

28/01/2010

Vandeir José da Silva
mestrando em história cultural
TRANSE | Universidade de Brasília

resumo Esse trabalho tem como objetivo analisar a dança de Caretagem enquanto espaço de performance e reconstrução da identidade étnica dos negros na comunidade remanescente de quilombo em São Domingos, Paracatu (MG). Para a pesquisa, utilizou-se de etnografia, onde foram feitas gravações e fotografias durante a Festa de Caretagem. Adotou-se também diário de campo. A identidade étnica dos Caretas é reconstruída através da música e dança no espaço da Festa promovida anualmente pela comunidade. Essa vivencia no dia 23 para 24 de junho tornou-se local de memórias compartilhadas e repassadas de geração em geração. Os 30 homens mascarados sendo a metade caracterizados de cavalheiros e a outra de damas, dançam pelas casas da comunidade durante toda a noite, possibilitando a reconstrução da identidade étnica sendo percebida no renovar dos passos e fantasias que ocorrem de um ano para outro. Dessa maneira é celebrada uma homenagem para São João Batista, um espetáculo que envolve sagrado, profano, música, dança, máscara, cor e alegria na noite de São João Batista.

trabalho completo [clique aqui]

%d bloggers like this: