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Os aspectos performativos da música como meios de criação de identidade no Rio de Janeiro

28/01/2010

Adriana Conceição Ribeiro-Mayer
doutora em ciências das mídias
Departamento de Ciências das Mídias [área de teatro e performance] | Universidade de Viena

 resumo Este trabalho, que foi uma tese de dissertação defendida na Universidade de Viena e consistiu em uma análise dos Aspectos Peformativos como Meios de Criação de Identidade de duas performances tipicamente carioca: o Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial e o Baile Funk. Para esta análise foram utilizados, principalmente, os conceitos de Performance dos teoristas Richard Schechner ,Victor Turner e Erika Fischer-Lichte. Aliado a esses conceitos, buscou-se contextualizar a história da cidade do Rio de Janeiro, junto com um enfoque da influência da cultura africana e sua herança, através do Samba, chegando ao Movimento Funk Carioca. Para isto, desenvolvi uma linha musical: lundu+maxixe+samba+funk carioca. Todos estes estilos musicais possuem o movimento dos quadris africano que permaneceu na memória coletiva brasileira através da figura emblemática da mulata, o qual foi constatado em vários exemplos musicais dos estilos descritos acima. Outro ponto importante do meu trabalho foi à análise dos aspectos performativos destas duas performances, através de um trabalho de pesquisa de campo participando das mesmas, utilizando um método de pesquisa da Observação Participativa, combinado com o método de entrevistas Ero-Epic-Conversação do professor austríaco Roland Girtler, levando em conta os aspectos sociais e econômicos de cada Performance e seu significado para a elaboração de uma identidade comum para a sociedade carioca para a identidade comum e individual dos cariocas.

trabalho completo [clique aqui]

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