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Arte e ciência, criação e crítica, teoria e prática em artes do espetáculo: a perspectiva transdisciplinar da etnocenologia

14/03/2010

Armindo Bião
Universidade Federal da Bahia

resumo Buscando situar-se na área de conhecimento das artes do espetáculo, a etnocenologia, proposta em 1995, com o lançamento de um manifesto, como se fora um movimento artístico, e a realização de um colóquio internacional, na UNESCO, em Paris, tem se desenvolvido no meio acadêmico francês, sobretudo nas Universidades de Paris Nord Villetaneuse Saint Denis (a antiga Vincenne Paris VIII Saint Denis) e de Nice Sophia Antipolis e brasileiro, notadamente nas Universidades Federais da Bahia, de Minas Gerais, de Brasília e do Pará. Em 14 anos, foram realizados seis colóquios internacionais, na França, no México e no Brasil, e defendidas várias teses de doutorado, gerando a criação, em 2007, do Grupo de Trabalho de Etnocenologia da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas – ABRACE e, em 2008, da Société française d’ethnoscénologie. Esta proposição transdisciplinar tenta promover o diálogo das artes da cena com as ciências humanas e sociais aplicadas, bem como com as neurociências, articulando praticantes e teóricos, criação e crítica e integrando os meios profissionais das artes do espetáculo com o universo da academia. Um projeto de pesquisa em andamento (CNPq, 2008/ 2011) servirá de exemplo dessa perspectiva multi-inter-transdisciplinar, da qual um histórico e um breve panorama epistemo-metodológico também serão apresentados.

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