Início > artes do espetáculo, programação geral > programação [artes do espetáculo]

programação [artes do espetáculo]

14/03/2010

manhã | 17.03

SESSÃO 1 [PERFORMANCE, LINGUAGEM E EXPERIÊNCIA]

Primeira dama ou coadjuvante? A antropologia da performance entre o palco e a coxia
Cauê Krüger

Lev S. Vygotsky (1896 – 1934) e o Teatro: Revelações
Edlúcia Robélia Oliveira de Barros

O ato-ação da performação
Larissa Ferreira

O público [em]cena e a subversão do “espetáculo”
Margarida Gandara Rauen

Rituais cotidianos no treinamento do ator: diálogos possíveis entre a metodologia de improvisação de Jean-Pierre Ryngaert e os estudos enunciativos do Círculo de Bakhtin
Jean Carlos Gonçalves

tarde | 17.03

SESSÃO 2 [CORPO, TÉCNICA E SOCIEDADE]

A teatralização das práticas corporais indígenas na contemporaneidade
Arthur Almeida

“África” e seus corpos: a performance como elaboradora do território negro
Ana Beatriz Almeida

O jogo dramático e o espaço marginal como forma de resistência. CITAC: estudo-caso de um grupo de teatro universitário em Portugal
Ricardo Seiça Salgado

O drama social e o rio de Muane
Denise Zenicola

Artes do corpo, artes da vida, artes da memória: o treinamento cênico na Cia de Theatro Fase 3
Jéssica Hiroko de Oliveira

Um espetáculo de violência na ponta do dedo: cortes e recortes de um gesto performático
Scott Head

manhã | 18.03

SESSÃO 3 [DANÇA E PERFORMANCE]

Performance do samba: Por uma dançologia do samba carioca
Claudia Ramalho; Luana Bezerra

Dança de salão dilatada: uma estética transcrita para cena
Suanne Souza Baena

“Ó Abre Alas…”: a construção da dramaturgia e a preparação do corpo carnavalesco para as performances da Comissão de Frente
Yaskara Manzini

Entre pedaços de algodão e bailarinas de porcelana: a performance artística do balé clássico como performance de gênero
Tatiana Mielczarski dos Santos

Rastros
Ary Coelho; Luisa Günther

tarde | 18.03

SESSÃO 4 [TEATRO E RITUAL]

O amor e a donzela no Teatro da Crueldade da Demanda do Santo Graal
Maria Cristina Brito

O «Teatro das orgias e dos mistérios» de Hermann Nitsch
André Silveira Lage

Ritual e crueldade nas artes do espetáculo: potencialidades de percepção-ação do corpo
Ricardo da Mata Barbosa

As Bacantes e Teatro Oficina: a paródia e o grotesco bakhitiniano
Maria Angélica Rodrigues de Sousa

Cena e contágio
José Tonezzi

Mais um “ir e vir” entre o teatro e a antropologia
Isabel Penoni

manhã | 19.03

SESSÃO 5 [PERFORMANCE E(M) ESPAÇO URBANO]

Performances urbanas como reinvenção do monumento Chafariz
Eloísa Brantes Mendes

Estado pirata: cotidiano e suspensão na prática de performances na rua
Maicyra Leão

Avesso ou Reverso: Registro-Performance?
Maíra Zenun; Luisa Günther

Teatro de rua: tradição e urbanidade
Renata Lemes; Renato Ferracini

Pode o tempo ter lugar no corpo do performer?
Gilberto Icle

Mujer salvaje – díptico I – Urbe
Vera Wilner; Florencia Aletta

tarde | 19.03

SESSÃO 6 [IMAGEM, PERFORMANCE E EXPERIÊNCIA]

O Espelho do Outro: o cinema, o espectador e as relações de alteridade na Trilogia das Cores de Krzystof Kieslowski
Bruna Nunes da Costa Triana

Experimente em si (mesmo) ou Descartável Você?
Cláudia Schulz; Luciana Hartmann

O palco nas lentes fotográficas: reflexões sobre a construção de narrativas por meio de fotografias de espetáculos teatrais
Francieli Rebelatto

O Cinema da Performance à Performatividade: o Caso do Festival Mix Brasil de Cinema e Vídeo da Diversidade Sexual
Marcos Aurélio da Silva

A performance na antropologia de Jean Rouch
Pedro Lopes

Teatro Goiano em imagens: o olhar de Cici Pinheiro
Belisa Monteiro Dias Ferreira

%d bloggers like this: