Início > música e oralidade, programação geral > programação [música e oralidade]

programação [música e oralidade]

14/03/2010

tarde | 17.03

SESSÃO 1: [MÚSICA, PERFORMANCE, ORALIDADE]

A performance de personagens no espetáculo da política: a encenação ritual de Ronaldo Cunha Lima na eleição para prefeito de Campina Grande-PB em 1968
Iolanda Barbosa da Silva

Escutar, escutar, escutar… um caminho para a construção poética
Meran Vargens

Grupo Anima: música e ato na performance da música de tradição oral e da música antiga
Valéria Fuser Bittar; Luiz Henrique Fiaminghi

Códigos e significações da performance oral: em torno da experiência estética
Marcelo de Andrade Pereira

manhã| 18.03

SESSÃO 2 [ATOR, ORALIDADE]

Rezando em busca da visão: narrativas e performances rituais no Fogo Sagrado
Aline Ferreira Oliveira

Peregrinações do Corpo, da Voz e da Memória
Rosana Baptistella

Carne da canção: corpo e performance da palavra cantada no âmbito da música popular
Conrado Vito Rodrigues Falbo

O riso com (re)leitura: o processo de parodização da Bossa Nova pela Tropicália
Victor Creti Bruzadelli

“A palavra dita que é canção e a frase cantada que é fala” Maria Knébel e Stanislavsky sobre a performance oral
Adriana Fernandes; Robson C. de Camargo; Michel M. Rosa

tarde | 18.03

SESSÃO 3: [RITUAL, NARRATIVA]

Poesia e peregrinação Kalunga: a letra, a voz e o mastro do Divino Espírito Santo
Augusto Rodrigues

Sonoridades e performance no contexto ritual – o caso do candomblé queto
Jorge Luiz Ribeiro de Vasconcelos

O que a música faz na capoeira angola?
Maria Eugênia Dominguez

Música e oralidade, estética e ética: as cantigas no ritual e performance da capoeira angola
Rosa Maria Araújo Simões

manhã | 19.03

SESSÃO 4: [CANÇÃO POPULAR, VIOLA, CANTORIA]

As performances de trova galponeira em situações distintas: A roda de trova e os concursos
Gisela Reis Biancalana

Transir rústico. Transgressão Lírica. O movimento poético-musical da Nova Cantoria de Elomar Figueira Mello, Dércio Marques e Xangai
Eduardo Cavalcanti Bastos

A performance da música regional no triângulo mineiro
Márcio Bonesso

A viola do diabo: notas sobre narrativas de pactos demoníacos no norte e noroeste mineiro
Luzimar Paulo Pereira

(Em)cantos das Almas: a Recomenda das Almas em Correntina (Bahia)
Eduardo José Reinato

tarde | 19.03

SESSÃO 5 [GÊNEROS MUSICAIS, IDENTIDADE]

White Metal, o Heavy Metal “do bem”. Um estudo sobre as adaptações estéticas e performáticas do metal cristão
Patrícia Barbosa Villar

Corpos em linhas de fuga: êxtase juvenil nas Verduradas em São Paulo
João Batista de Menezes Bittencourt

Samba e choro em Brasília: os músicos, as notas e a cena musical na capital federal
João Carlos de Souza Peçanha

Bossa Nova entre as primeiras apresentações no Brasil e o espetáculo do Carnegie Hall (1958 – 1962). Performance e redimensionamento cultural
Vicente Saul Moreira dos Santos

Os aspectos performativos da música como meios de criação de identidade no Rio de Janeiro
Adriana Conceição Ribeiro-Mayer

%d bloggers like this: